11 MITOS SOBRE IMPORTAÇÃO
4.7 (94.29%) 7

Conheça agora 11 mitos sobre importação de produtos

Você é daquelas pessoas que sempre desejou trabalhar com importação mas teve algum receio pelo que leu por aí? Talvez o início do seu sonho foi desmoronado porque infelizmente muitas mentiras foram despejadas em você pela grande rede e por falta de um esclarecimento maior você acabou acreditando. Pois é, mas vamos lhe ajudar agora contando a você os 11 mitos sobre importação:

Veja também!

 

1 – VOCÊ NUNCA SERÁ TAXADO

Impostos de importação

 

Um dos mais absurdos que já ouvi ou li. Algumas pessoas que importaram apenas uma única vez e não foram taxados principalmente quando importam da China, acreditam fielmente que nunca serão. Isso não é verdade. Claro que existem métodos para reduzir a possibilidade de ser taxado, mas isso não significa que você nunca será taxado em uma importação. São inúmeras situações que podem ou não efetivar essa ação. Portanto, em qualquer importação você corre risco de ser taxado sim.

 

2 – A ENTREGA É RÁPIDA

Frete

 

Vamos pensar com calma. Se uma compra no mesmo estado leva em média de 5 a 12 dias para ser entregue, como poderia uma importação de outro continente ser mais rápido? Um departamento de logística precisa avaliar uma série de fatores para realizar o envio, sem contar a empresa de despacho internacional, a Receita Federal e os Correios, que cá entre nós, é um dos serviços mais demorados em tratando-se de importação. Também é preciso avaliar que os fretes com valores mais baixos demoram ainda mais, portanto, não se iluda, é puro mito pensar que as entregas de produtos importados são rápidos.

 

3 – NÃO TEM COMO COMPRAR SEM CARTÃO DE CRÉDITO

Formas de pagamento

 

Em plena era da tecnologia pensar que as compras só podem ser feitas com cartão de crédito é pura ilusão. Os fornecedores de produtos importados disponibilizam inúmeras formas de pagamento e uma das mais conhecidas é o sistema PayPal.

 

 

 4 – É PRECISO FALAR INGLÊS

talk

 

A linguagem de comunicação nas compras online são praticamente por texto ou por meio de e-mail, Skype ou algum chat próprio, portanto, o que você precisa é ter a iniciativa de utilizar o Google Tradutor, nada mais do que isso. Esse é um grande mito sobre importação.

 

 

5 – TODOS OS PRODUTOS DA CHINA SÃO FALSIFICADOS

Produto pirata

 

É um assunto que já foi muito explorado. Nem todos os produtos importados da China são falsificados e isso se comprova tendo em vista que existem muitas fábricas de marcas famosas que estão sediadas lá. Muitos produtos de lojas tem etiquetas da China. O que precisa ser verificado é a procedência do fornecedor e isso se aplica tanto na China quanto em qualquer loja do Brasil.

 

 

6 – RÉPLICAS SÃO ORIGINAIS

original

 

Pessoal, na verdade eu nem deveria falar desse mito de importação. Temos produtos que são originais e produtos que são réplicas. Como o próprio nome diz, uma réplica é algo que está sendo copiado, logo, não é original. Se qualquer vendedor lhe disser o contrário, com certeza está mentindo.

 

 

7 – COMPRAS ABAIXO DE U$50,00 NÃO SÃO TAXADAS

Comercio

 

Aqui vale uma explicação. Perante a portaria brasileira (portaria MF nº 156) e (Instrução Normativa SRF Nº 096) não incide imposto de importação para produtos comprados abaixo de U$50,00 desde que o envio seja de PF (pessoa física) para PF (pessoa física), portanto, se uma empresa lhe enviar um produto mencionando um valor de U$30,00 você será taxado. A importação precisa ser realizada de PF para PF.

 

 

8 – É PRECISO TER EMPRESA PARA IMPORTAR

Empresa

 

Mais um mito sobre importação que precisamos eliminar. Hoje em dia existem centenas de pessoas que praticamente vivem de importação de produtos da China, EUA, Europa e Peru e 95% não possuem empresa, são simplesmente pessoas físicas que compram e revendem no Brasil. Isso acontece porque não há necessidade de ter empresa aberta para importar. Você só precisa conhecer os mecanismos certos para realizar a importação.

 

9 – É PROIBIDO IMPORTAR SUPLEMENTOS

Suplementos importados

 

A importação de suplementos é permitida desde que seja feita para consumo próprio, ou seja, compras de varejo, se você for importar 10 caixas de Whey Protein em um único pedido de uma vez só, com certeza terá problemas. Então, como precaução, importe em quantidades pequenas e em envios separados.

 

 

10 – TRABALHAR COM IMPORTAÇÃO É ILEGAL

Importação ilegal

 

Um outro mito da importação talvez resida no fato de que muitas pessoas por medo, ou melhor dizendo, por falta de conhecimento dizerem que é ilegal. Não existe nenhuma ilegalidade em importar produtos. O que existe é o risco de ser taxado caso sua mercadoria seja fiscalizada na alfândega, caso isso aconteça você precisar para o imposto, caso contrário sua mercadoria fica apreendida.           

 

 

11 – A DECLARAÇÃO COMO GIFT NÃO PASSA POR FISCALIZAÇÃO

Presente

 

E por último, temos algo que muitas vezes é orientado de forma errônea. Dizem que toda importação mencionada como “gift” (presente em inglês) na invoice (nota) está livre de fiscalização. Esse é outro dos mitos da importação. Na verdade o que acontece é que as importações enviadas como “gift” teoricamente significa que alguém está lhe enviando um presente, presumindo assim que seja pessoa física, soando como algo familiar e isso pode reduzir o risco de ser taxado, mas isso não é uma garantia. Portanto, importações da China ou de qualquer lugar do mundo correm o risco de serem tributados com ou sem a menção do envio como “gift”.

 

Bem pessoal, acho que por hoje conseguimos esclarecer alguns pontos sobre os principais mitos da importação, seja para importar roupas, tênis, bolsas, brinquedos, ou qualquer outro produto, fique sempre atento e pesquise em diversos canais. Grande abraço e até mais.

 

Alguma dúvida ou sugestão? comente abaixo!

Gostou? Compartilhe!