NICHO DE MERCADO – COMO ESCOLHER?
4.75 (95%) 4

Venda mais entendendo o que é nicho de mercado

Ao longo de toda história do comércio e da indústria muito se tem falado sobre as melhores estratégias para se vender algum produto ou serviço. E provavelmente você como empreendedor, também se pergunte qual é o caminho para conquistar mais clientes e começar a vender o seu produto.

E para isso, é importante entender como funciona o mercado. É como se você quisesse vender um carro sem conhecer suas características, opcionais e do que o carro é capaz de fazer. Obviamente que existem vários pontos que precisam ser abordados, mas apresentaremos aqui uma das sacadas mais importantes, principalmente para quem está iniciando suas atividades nos mecanismos de vendas tanto online quanto presencial. Vamos dividir nosso artigo em 2 grandes sacadas, a saber:

Veja também!

 

SACADA #1 – O QUE É NICHO DE MERCADO?

A primeira sacada que você precisa aprender é sobre nicho de mercado. Mas, o que é nicho de mercado? É muito simples de entender. Trata-se de restringir um segmento em um foco específico e muito bem direcionado. E quanto mais específico você for, melhores serão os resultados.

Vamos pensar por exemplo que você queira vender no segmento de esportes. O mundo que envolve o produto esportes é extremamente grande com tantas modalidades como futebol, vôlei, basquete, natação e com isso provavelmente você gastaria muita energia e tempo e talvez não consiga os resultados satisfatórios e quem sabe pode até desistir. Então, a solução seria ter um nicho de mercado dentro do segmento de esportes que poderia ser por exemplo futebol. Nesse caso pegamos um segmento (esportes) e especificamos em qual área desejamos trabalhar (futebol).

Mas mesmo assim o leque ainda é muito grande, por isso vamos restringir ainda mais e determinar que queremos vender um curso para todos os pais que desejam que seu filho jogue futebol e tenha uma chance para se tornar um jogador profissional, e que poderia ser através de um curso com o título “10 Segredos para Seu Filho Se Tornar um Jogador Profissional”. Veja o impacto das palavras e como elas provavelmente podem chamar a atenção em um país onde grandes jogadores ganham milhões todos os anos jogando futebol.

No exemplo acima determinamos um nicho de mercado – Como se Tornar um Jogador de Futebol Profissional, e o que fizemos foi uma segmentação do mercado de Esportes. É como se você dividisse o segmento esportes em várias partes cada vez menores até que chegue em um ponto onde possa trabalhar de forma específica para clientes específicos. Na verdade, o nicho de mercado além de determinar um produto específico também mostra um público-alvo que se interessa pelo produto que você escolheu e com isso você consegue falar melhor com o seu cliente pois tem elementos chaves para convencê-lo a comprar. Através dessa técnica você também consegue encontrar necessidades que são pouco exploradas se você souber trabalhar certo poderá ganhar muito dinheiro.

SACADA #2 – COMO ESCOLHER O MEU NICHO DE MERCADO

Nicho de mercado

 

Como você já percebeu, o nicho de mercado é extremamente importante quando se inicia qualquer projeto e a partir de um bom planejamento é possível ter resultados mais eficazes e no menor prazo. Agora, surgem novas perguntas, e isso é bom, significa que você está ampliando seu conhecimento e deseja se aprofundar ainda mais e provavelmente sua pergunta seja: Qual nicho devo trabalhar? É uma resposta que vale no mínimo 1 milhão de reais, rsrs.

Brincadeiras à parte, encontrar o nicho de mercado que lhe traga resultados impressionantes não é fácil. Trata-se de muita pesquisa, olhar criterioso para o que está acontecendo, ter percepção de tendências, acompanhar mercado internacional, enfim, todas as informações que você conseguir obter serão válidas, e o mais importante, é encontrar o que as pessoas estão precisando agora e o que está faltando que o mercado não está oferecendo.

Quer uma boa dica? Comece fazendo uma segmentação de mercado de algo que você goste muito, explore o que poderia ser melhorado, faça perguntas a você mesmo sobre sua insatisfação de algum produto ou algo que pudesse ser entregue de forma mais prática e mais rápida ou por um preço melhor. Provavelmente você terá em suas mãos um nicho a ser trabalhado.

Fique atento ao comportamento das pessoas em relação a algum produto. Hoje em dia, através das redes socais e fóruns é possível visualizar várias formas de insatisfação que as pessoas têm referente a algum produto ou serviço. Explore esses comentários e converse com as pessoas. Tente entender o porquê das indignações, pois em cada insatisfação com certeza existe uma oportunidade para se trabalhar um nicho de mercado.

Segue abaixo algumas dicas de nicho de mercado:

  • Educação > Cursos à distância > Idiomas > Vídeo Aulas para Estrangeiros
  • Saúde > Bem Estar > Emagrecimento > Como os homens podem perder a barriga
  • Esportes > Golf > 12 Passos para Aprender a jogar golf

Seja qual for o nicho que você trabalhe, faça inúmeras pesquisas. Esse é o segredo para que você tenha algo realmente significativo para as pessoas e que seja praticamente irresistível de comprar, pois na verdade é algo que eles desejam muito, mas não sabem onde encontrar. Desejo sorte em sua procura. Sucesso e até a próxima.

 

Alguma dúvida ou sugestão? comente abaixo!

Gostou? Compartilhe!