TRANSPORTE INTERNACIONAL – QUAL É O MELHOR TIPO DE FRETE?
4.75 (95%) 16

Conheça os principais fretes para o transporte internacional

 

Um passo importante para pensar quando se lida com importação é sobre qual frete você irá utilizar. Isso é importante pois reflete diretamente no custo que você terá e no tempo que deseja receber o produto. Essa estratégia é chamada de logística. Claro que você não precisa ser perito nessa área, mas é muito importante que você saiba diferenciar os diversos tipos de transportes internacionais e conheça os detalhes para calcular o frete para que possa gerenciar sua importação da melhor maneira possível.

Outro detalhe que precisa ser avaliado é que algumas empresas, como a USPS, cobram um valor mais alto para produtos de até 1 Kg e um pequeno incremento para o próximo quilo. Isso é muito vantajoso para caixas pesadas e estrategicamente é muito mais compensador do que se contratasse uma empresa com um frete inicial mais baixo, mas que no valor total ficasse mais caro.

Veja também!

 

 

Vale salientar que quanto mais rápido você desejar que a encomenda chegue mais caro será o valor. Esse é o primeiro princípio que deve estar claro e entender que às vezes o código de rastreamento de envio demora para que seja atualizado, por isso, não fique muito preso nele.

Vamos listar abaixo alguns dos tipos de frete mais utilizados, fique atento pois o estudo dessa informação poderá lhe render muito dinheiro.

COURIER

Transporte internacional

As empresas de transporte internacional do tipo Courier são aquelas que não necessitam dos Correios do Brasil para realizarem suas entregas, pois fazem por conta própria e são extremamente rápidas, algo em torno de 1 semana dos EUA para o Brasil. As maiores são DHL, Fedex, UPS e TNT Express.

Apesar de terem um envio rápido, acaba não compensando se você estiver procurando valores baixos de frete. Outro ponto negativo é que todos os produtos serão taxados, independentemente se for enviado como “gift” ou se o valor for abaixo de U$ 50. Tenha em mente que nesse caso não existe isenções.

O cálculo para esse frete é feito da seguinte maneira: Custo da importação + 60% do Custo do produto * ICMS + tarifa, sendo que hoje o custo da importação é de 35% e o ICMS vai depender do estado. Uma dica importante: Não tente alterar o valor da nota de forma grotesca senão arcará com multas altas.

Das empresas citadas, a que tem o frete mais caro é a DHL Express com prazo de entrega de 4 a 6 dias.

FRETES DOS EUA

Transporte internacional

 

Dentre as empresas de transporte, as mais tradicionais são: USPS Flat Rate Box, Flat Rate Envelope, Airmail Economy, First Class International, Airmail Priority, USPS Priority Mail, USPS Express Mail e DHL Global mail Standard.

A USPS Flat Rate Box e a Flat Rate Envelope não dispõem de seguro e são utilizadas para envelopes e pequenas caixas. A Airmail Economy é o frete mais barato da Shipito e tem baixa incidência de taxação com caixas pequenas e produtos baratos. A única diferença dela com a Airmail Priority é que esta última tem seguro.

A First Class International também tem um frete bem econômico, mas não tem como rastrear e nem seguro. A USPS Priority Mail é uma das empresas mais frequentes para produtos mais pesados e conta com código para rastrear e seguro.

Para quem busca um transporte aéreo para importar suplementos, a DHL Global mail Standard é a mais recomendada, mas é preciso verificar o peso para ver se compensa e só é possível rastrear em produtos acima de 2Kg.

Uma dica em particular é que muitos sites de compra dos EUA não enviam para o Brasil, para isso é necessário contratar uma empresa de redirecionamento de encomendas que te oferece um endereço nos EUA para que você possa receber seu produto e a partir daí encaminhar para o Brasil. Uma das mais conhecidas é a Shipito.         

FRETES DA CHINA

Transporte internacional

 

Para quem pensa que todas as empresas de transporte internacional são pagas, aqui vai uma grande sacada. Na China existem empresas que oferecem frete grátis e possuem baixo índice de taxação. As mais conhecidas são: China Post, Hong Kong Post e Singapore Post.

Temos também a Sweden post onde a mercadoria passa primeiramente na Suécia e depois segue para o Brasil. O tempo médio de entrega é de 40 a 60 dias com poucas chances de ser taxado.

E por último, a mais conhecida EMS. É a mais cara de todas com prazo menor de entrega. Particularmente não indico essa modalidade pois tem grande possibilidade de ser taxado.

Bem pessoal, o transporte internacional é extremamente importante para quem trabalha com importação, por isso, fique atento a mudanças que possam ocorrer nessas empresas e nos cálculos dos fretes que podem sofrer alterações devido ao mercado financeiro. Sucesso a todos e até mais.

 

Alguma dúvida ou sugestão? comente abaixo!

Gostou? Compartilhe!